• BaiãoS
  • SolaresS
 pt bai o ancede casa penalva bd429 1 538 300
Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
4323 visualizações
Chart?chst=d map spin&chld=0
0 visitas
Morada

Penalva

Freguesia: ANCEDE
Concelho: BAIÃO
Latitude
41.104795579788316
Longitude
-8.061008599861111

Edifício do Séc. XVII / XVIII / XIX. Ao lado do portão da entrada apresenta-se um pavilhão e um jardim. Palácio de planta rectangular composta, com coberturas diferenciadas e telhados de duas águas. A fachada principal, voltada a S., sobre o jardim, é composta por uma única ala, de dois registos, com a capela incorporada à fachada lateral direita. A grande simplicidade dos elementos arquitectónicos é contrariada pelo recortado de portas e janelas. Sobre a porta da entrada, antecedida por escadar

Edificio do Séc. XVII / XVIII / XIX.
Ao lado do portão da entrada apresenta-se um pavilhão e um jardim. Palácio de planta rectangular composta, com coberturas diferenciadas e telhados de duas águas. A fachada principal, voltada a S., sobre o jardim, é composta por uma única ala, de dois registos, com a capela incorporada à fachada lateral direita. A grande simplicidade dos elementos arquitectónicos é contrariada pelo recortado de portas e janelas. Sobre a porta da entrada, antecedida por escadaria, forma-se um frontão triangular, tendo ao meio um escudo partido em pala. Capela com cunhais de cantaria e frontão contracurvado. No interior, tectos de masseira e pavimentos de madeira. Algumas salas nas paredes apresentam revestimento (até meio) de azulejo.
Séc. 17 - Construção da casa inicial; 1738 - Início da reconstrução actual que lhe deu a feição actual, mandada executar por Francisco José de Azeredo e Melo, introduzindo nesta época a Capela; 1870 / 1881 - Novas modificações na casa, sobretudo na fachada O. e N. e no interior; séc. 20 - fachadas a O. e a N.; 1933 - Construção da Capela actual; 1956 - feitura do jardim, com alegretes, bancos e fonte.