• AmaranteS
  • CapelasS
 pt amarate gatao capelasravau bd253 1 538 300
Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
1696 visualizações
Chart?chst=d map spin&chld=0
0 visitas
Morada

Lug. do Vau

Lugar: Vau
Freguesia: GATÃO
Concelho: AMARANTE


4600-635

Latitude
41.289702805545005
Longitude
-8.059338637716337

Edifício do Séc. 17 / 18 / 19 (conj.). Planta longitudinal de nave única, precedida de alpendre, e capela-mor rectangulares, a que se adossa lateralmente a SE. sacristia quadrangular. O alpendre e a capela-mor mais estreitos que a nave. Volumes articulados de dominante horizontal, com alpendre e capela-mor mais baixas. Coberturas diferenciadas em telhados de duas águas na nave, capela-mor e sacristia, e de três águas no alpendre.

Edificio do Séc. 17 / 18 / 19 (conj.).
Planta longitudinal de nave única, precedida de alpendre, e capela-mor rectangulares, a que se adossa lateralmente a SE. sacristia quadrangular. O alpendre e a capela-mor mais estreitos que a nave. Volumes articulados de dominante horizontal, com alpendre e capela-mor mais baixas. Coberturas diferenciadas em telhados de duas águas na nave, capela-mor e sacristia, e de três águas no alpendre. Fachadas em granito aparente, em aparelho vittatum no alpendre e em aparelho mixtum vittatum nas fachadas. As fachadas da nave e capela-mor são rematadas por cornija e beiral, apresentando sobre os cunhais dupla cornija e beiral, coroado por pináculos com bola, alguns fragmentados. As cornijas das fachadas posteriores da nave e capela-mor e laterais desta última apresentam inferiormente friso. Fachadas do alpendre e sacristia rematadas por cornija de betão sob beiral. Alpendre definido por três guardas com aberturas ao centro, apresentando a do SE. adossados bailéus de granito. Sobre as guardas, oito pilares suportam a cobertura de madeira a três águas com o travejamento à vista. Interiormente, apresenta pavimento em granito e adossados à guardas bailéus também de granito. Fachada principal voltada a SO. com portal de verga recta entre pequenas janelas rectangulares gradeadas. Remate em empena apresentando o vértice cortado por sineira em arco de volta perfeita encimado por cruz latina. Acima da cobertura do alpendre rasga-se pequena janela jacente gradeada. Fachada lateral NO. da nave rasgada junto ao remate por fresta jacente. Na fachada lateral oposta abre-se para a nave porta de verga recta e para a capela-mor pequena janela rectangular em capialço, gradeada e no friso fresta jacente. Sacristia com acesso por porta de verga recta rasgada junto ao ângulo que forma com a nave e fachada lateral com pequena fresta. Fachada posterior, cegas, com nave e capela-mor em empena rematadas por cruz latina.
INTERIOR com paredes rebocadas e pintadas de branco, pavimento em granito e coberturas de madeira, na nave de dois panos e na capela-mor em masseira. No lado do Evangelho, base de granito, vestígios do primitivo púlpito. Arco triunfal de volta perfeita, no intradorso em granito aparente com marcação das impostas. Capela-mor elevada com acesso por dois degraus. Parede do lado da Epístola com porta de verga recta de acesso à sacristia. Na parede testeira adossa-se base de granito com imaginária. Ao centro da capela-mor, sobre degrau de granito altar de madeira.
Séc. 17 / 18 - Data provável da construção; Séc. 19 - provável edificação do alpendre.