• Celorico de BastoS
  • Circuitos de ManutençãoS
  • Percursos PedestresS
Ecopista do t mega celorico de basto 3 1 538 300

Ecopista do Tâmega - Celorico de Basto

Ecopista do t mega celorico de basto 3 1 139 90
Ecopista do t mega celorico de basto 7 1 538 300
Ecopista do t mega celorico de basto 7 1 538 300
Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
169 visualizações
Chart?chst=d map spin&chld=0
0 visitas
Morada

Britelo

Celorico de Basto

Latitude
41.3841708
Longitude
-7.999966299999983

A Ecopista do Tâmega, construída no espaço canal da desativada linha ferroviária, destina-se à circulação pedonal ou de bicicleta. Trata-se de um percurso suave e acessível para todos, com um declive muito pouco acentuado.

A Estação de Celorico de Basto é o espaço central desta Ecopista, localizada em pleno centro urbano da sede do concelho. Aqui poderá visitar um núcleo interpretativo e ficar a conhecer a história da Linha do Tâmega. Aqui, é possível apreciar e adquirir alguns produtos locais no posto de vendas, encontrar alojamento neste edifício ou no albergue, proceder ao aluguer de bicicletas para realizar o percurso, trocar de roupa e tomar um banho retemperador no final da jornada.

De Celorico para Norte, a Ecopista tem uma extensão de 17Km, até à Estação do Arco de Baúlhe, na qual está instalado um núcleo museológico. Um dos trechos mais emplogantes é o que antecede a Ponte de Matamá, em Veade, que oferece uma extraordinária vista sobre o rio Tâmega.

De Celorico para Sul, o percurso tem cerca de 22 Km, até à estação de Amarante. Logo no inicio, uma reta enorme permite a entrada num espaço onde reina a solidão da floresta, até chegar à aldeia de Lourido. Entramos, de seguida, numa zona de xisto, em que o percurso se desenvolve ao longo de uma trincheira funda intercalada por trechos de amplos horizontes sobre o vale do Tâmega, que deixam a descoberto o grandioso pendor da montanha.