• Ass. CulturaisS
  • Marco de CanavesesS
Aaro 1 538 300
Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
2946 visualizações
Chart?chst=d map spin&chld=0
0 visitas
Morada

Sede da Junta de Freguesia de Várzea da Ovelha e Aliviada

Freguesia: VÁRZEA DA OVELHA E ALIVIADA
Concelho: MARCO DE CANAVESES


4635-622

Telemóvel
(+351) 91 647 21 51 / 91 839 79 91 / 93 110 94 18
Latitude
41.20420532921534
Longitude
-8.113608603192006

A Associação dos Amigos do Rio Ovelha foi fundada em Abril de 2003 e tem como principal objectivo a defesa e conservação do património natural, paisagistico, arqueológico e cultural integrado na Bacia Hidrográfica do Rio Ovelha (Amarante, Baião e Marco de Canaveses).

Enquanto associação de defesa do ambiente, trabalhamos para que a relação Homem/Natureza seja uma relação harmonioza, de equilibrio, no qual a intervençao humana não provoque prejuízos ou danos no meio em que está inserido.

Para que esse equilibrio seja possível, esta associação tem vindo a desenvolver várias actividades, como por exemplo, actividades de educação ambiental juntamente com as escolas, desenvolver acções de limpeza e sensibilização ambiental para as comunidades locais, assim como a instalação do Centro de Interpretação do Rio Ovelha, um núcleo permanente de informação que explique este curso de água e faça perceber a necessidade de o manter vivo a favor de todos. Outra orientação consiste na construção de caminhos pedestres ao longo do rio e da Serra da Aboboreira, sem danos para a vegetação autóctone, situação que também evitaria o crescimento desenfreado de plantas infestantes e permitiria que as pessoas conhecendo melhor este riquissímo património que é de todos nós se sentissem motivadas a o defender e a prerservar.

Acreditamos que o principal trabalho que teremos que desenvolver será sensibilizar e consciencializar as pessoas, principalmente as populações locais, da importância que há em defender e preservar todo este património existente. E para isso, o melhor é ir ao encontro delas, pô-las a participar em acções de limpeza de rios ou ribeiros, de recolha de detritos ou outros materiais nas encostas das serras, assim como esclarecê-las através de palestras, conferências e seminários sobre a importância do meio ambiente e da biodiversidade, entre outras actividades.