• Marco de CanavesesS
  • SolaresS
Casa dos arcos 1 538 300
Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
4410 visualizações
Chart?chst=d map spin&chld=0
0 visitas
Morada

Lug. de Arcos, R. da Cerca

Lugar: Arcos
Freguesia: RIO DE GALINHAS
Concelho: MARCO DE CANAVESES


4630-274

Latitude
41.17834643839555
Longitude
-8.139227130302402

Edifício do Séc. XVI (conjectural). Edifício de planta em L de dois pisos, volumes articulados, com coberturas em telhado diferenciadas, de quatro (volume principal) e três águas. No ângulo do L, já apenas com um piso desenvolve-se a escadaria principal em granito. A fachada principal orientada a SO. apresenta um extenso pórtico ao nível do r/c e do 1º piso. No r/c as pilastras são lisas e possuem duplo rebordo no topo superior à imagem de capitel no 1º piso. O parapeito que separa os dois pisos

A Casa dos Arcos foi edificada no século XVI pela família Almeida Peres, correspondendo a edificação primitiva ao núcleo habitacional principal, de planta rectangular. Na centúria seguinte, foi acrescentado, numas das extremidades do edifício, um novo corpo residencial, que alterou a disposição da casa.
De planta em L, o solar divide-se em dois pisos. A fachada principal apresenta-se rasgada por duas arcadas, correspondentes aos diferentes registos da casa, separadas por friso.
No piso térreo encontra-se uma sucessão de arcos de volta perfeita, aos quais corresponde, no andar nobre, uma arcada composta por arcos abatidos que descarregam em pequenas pilastras.
Em cada uma das extremidades do frontispício foram abertas duas janelas, uma em cada piso. Junto ao cunhal direito da casa foi colocado a pedra de armas dos proprietários.