1 2 4

Celorico de Basto

Celorico_de_Basto.jpgCelorico de Basto é um concelho marcadamente rural, cujos traços profundos no território e na paisagem se devem à actividade agrícola, que dominou a ocupação das pessoas deste concelho até finais do século passado.
 
O concelho de Celorico de Basto é conhecido pelos muitos solares que possui, e que se espalham um pouco por todo o concelho.
 
Quem passear pelas Terras de Basto e particularmente no concelho de Celorico de Basto, verificará que não há solar, casa senhorial ou igreja que não possua alguns exemplares de camélias nas suas imediações, alegrando a paisagem como pinceladas de cor.
 
Entre as mais antigas camélias de Portugal encontra-se a que figura nos maravilhosos jardins da Casa do Campo, na freguesia de Molares, do concelho de Celorico de Basto.
 
A gastronomia é muito vasta e variada, desde as tradicionais couves com feijão, passando pelo bacalhau e o cabrito assado e terminando na delicadeza da sua doçaria.
 
A nível cultural temos a destacar a ilustre figura do Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, que através da sua escrita e das suas referências ao concelho e à região, tem contribuído para uma maior notoriedade dos mesmos.
 
De destacar, igualmente, a figura do Cardeal D. António Ribeiro.
 
Poderá obter informação mais detalhada sobre Celorico de Basto em: