1 2 4

Baião

baiao.jpgA natureza e a qualidade de vida constituem valores deste Município. As serras da Aboboreira, do Castelo de Matos, do Marão e os mais de trinta quilómetros de Rio Douro conferem a esta terra um potencial turístico único no País. O Município de Baião apresenta, no âmbito dos seus elementos culturais, algumas das maiores referências ao património natural e cultural.

Exemplos flagrantes são as ANTAS da serra da Aboboreira, a região Dolménica mais conhecidade Portugal e uma das mais conhecidas a nível mundial.
 
Em segundo lugar, no âmbito literário, o escritor Eça de Queirós constitui a maior referência literária no Concelho. Tendo estado por três vezes na Quinta de Vila Nova, em Sta. Cruz do Douro, Baião, este expoente da literatura portuguesa, do século XIX, inspirou-se nas suas gentes, nas suas paisagens, nos usos e costumes locais,, tendo escrito, a propósito, uma das suas obras mais conhecidas: «A Cidade e as Serras».
 
Em terceiro lugar, Baião é ímpar pela qualidade da sua gastronomia e dos seus vinhos.

Na gastronomia, refira-se a qualidade das carnes, nomeadamente, o fumeiro e o anho assado;
 
Simultaneamente teremos de dar especial ênfase para a cestaria e para as famosas bengalas de Gestaçô, da doçaria tradicional, com destaque para o Biscoito da Teixeira, e da música tradicional da região.
 
Não esquecendo o escritor António Mota, em 2004 recebeu o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para crianças e jovens, na modalidade livro ilustrado, com o livro "Se eu fosse muito magrinho".
 
Poderá obter informação mais detalhada sobre Baião em: