1 2 4

Amarante

Esta bonita cidade, atravessada pelo rio Tâmega e rodeada de serras das quais se destacam a Serra do Marão e a Serra da Aboboreira, exibe com orgulho as suas casas do século XVII, cujasvarandas de madeira colorida enfeitam as ruas estreitas, os restaurantes com terraços debruçados sobre o rio ou a bela ponte de São Gonçalo, que conduz ao monumental mosteiro do século XVI com o nome do mesmo santo.
 
Nela nasceram ou viveram ilustres personalidades que marcaram a história do nosso país nas mais diferentes áreas, nomeadamente Teixeira de Pascoaes (escritor e poeta), Amadeo de Souza-Cardoso (pintor), Agustina Bessa Luís (escritora), António Carneiro (pintor), AntónioCândido (orador e político), António Pinto (maratonista olímpico) e Nuno Gomes e Ricardo Carvalho (futebolistas).
 
Finalizando com os doces conventuais, ligados ao convento S. Gonçalo, dos mais apreciados em Portugal.

Igreja e Convento de S.Gonçalo

amarante.jpgIgreja fundada por São Gonçalo de Amarante. Esta obra encontra-se no centro da cidade de Amarante, Portugal.
Em 1540, foi transformada num grande mosteiro com a construção de um convento dominicano em honra de São Gonçalo, com autorização e ajuda de D. João III e de sua mulher, a Rainha Dª Catarina.
 
A edificação da Igreja e do Convento terminou na época de Filipe I, antes de 1600.
 
A construção do pórtico e da Varanda dos Reis iniciou-se a 12 de Outubro de 1683.
• Na Varanda dos Reis estão representados: D. João III, D. Sebastião, D. Henrique e D. Filipe I.
• No Pórtico estão representados: Nª Sª do Rosário, S. Pedro Mártir, São Gonçalo, S. Thomas, S. Paulo, S. Pedro, S. Francisco e S. Domingos.
 
Nesta igreja encontra-se um órgão situado em tribuna própria constituído por 12 Manuais com 45 teclas cada, mas 3 secções; possui 43 meio-registos, distribuídos pelos 2 manuais e 4 pedais de bordões.
A fachada possui tubos dos flautados e de palhetas encontrando-se uma “carantona”, por baixo da tribuna, que abre a boca, comandada pelo organista através de um pedal.
 
Poderá obter informação mais detalhada e sobre Amarante em: