É com um sentimento de dever cumprido que a AMBT – Associação de Municípios do Baixo Tâmega apresenta o Estudo “ Património Natural e Cultural como Fator de Desenvolvimento e Competitividade do Baixo Tâmega”, que significa o culminar de um processo iniciado em meados de 2009 e o iniciar de todo um projeto sustentável orientado para todo este espaço territorial.
Acima de Tudo, é o resultado de um processo multidisciplinar que envolveu mais de 50 investigadores, da oscultação dos agentes da nossa região, quer públicos, quer privados, de uma investigação atenta, aprofundada e minuciosa, mas ACIMA DE TUDO, um documento estratégico que conduzirá à preservação da nossa identidade natural e cultural.
Não existia até à data na Serra da Aboboreira um documento científico pormenorizado, que reconhece, enquanto elemento fulcral da identidade de um território, o património natural e cultural, assumindo-se atualmente como fator de distinção, assumindo a sua preservação e valorização como um paradigma central das estratégias de desenvolvimento do território e de incremento da sua competitividade.
Este não é mais um “Estudo”, Acima de Tudo este projeto já se visualiza e materializa em muitas áreas tais como: o Portal dedicado unicamente à Serra da Aboboreira, os três percursos pedestres definidos com mais de 40 km´s homologados e o início do processo classificação de Paisagem Regional Protegida.
Acima de Tudo, representa o trabalho e o empenho de três municípios, Amarante, Baião e Marco de Canaveses, que pretendem dirigir os seus destinos de uma forma harmoniosa, sustentável e que promova a melhoria das condições de atratividade e de vida dos seus cidadãos.
O sucesso deste estudo garante que o Baixo Tâmega percebe e antecipa os obstáculos que o futuro lhe reserva, procurando trabalhar em conjunto e em sintonia.
Acima de Tudo, e pela primeira vez, os Municípios que agregam a Serra da Aboboreira convergem num propósito único…
A Salvaguarda, Preservação e Valorização do Património Natural e Cultural da Serra da Aboboreira
Como Presidente da Associação de Municípios do Baixo Tâmega, é com muito gosto que disponibilizamos este instrumento de trabalho de uma região que merece ser conhecida e desfrutada por todos nós.
O Presidente do Conselho Diretivo da
Associação de Municípios do Baixo Tâmega