1 2 4

IV edição "Amarante de Igual para Igual" até 7 de dezembro

De igual para igual amarante 1 350 9999

De 26 de outubro a 7 de dezembro, o Município de Amarante leva a cabo a quarta edição de "Amarante de Igual para Igual", um espaço privilegiado para abordar temáticas como igualdade, saúde, violência nas relações de intimidade, deficiência e, este ano, com ênfase na temática do envelhecimento.

Com o objetivo primordial de promover a reflexão e o diálogo alargados a toda a sociedade civil para as diferentes representações sociais e formas de discriminação que subsistem na sociedade atual, "Amarante de Igual para Igual" arranca a 26 de outubro, assinalando o Dia Municipal da Igualdade (24 de outubro) e o Dia Municipal do Ostomizado, (26 de outubro) e prolonga-se até 7 de dezembro.

A sessão de abertura acontece a 26 de outubro, pelas 14h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Amarante, onde acontecerá ainda o lançamento do livro “Sentença ou Oportunidade?”, da autoria de Valéria Pinheiro. Como forma de assinalar o Dia Municipal do Ostomizado será então apresentado este “relato inspirador, narrado na primeira pessoa, sobre a transformação de problemas em oportunidades e a reconstrução de sonhos que julgávamos perdidos”. Segue-se a inauguração da exposição a “Igualdade está na Rua”, na Alameda Teixeira de Pascoaes. Consiste na decoração de uma letra que compõe o slogan Amarante de Igual para Igual, pelos utentes/clientes das instituições particulares de solidariedade social, com intervenção no domínio da infância, deficiência e terceira idade.

Por sua vez, “Viver de Igual para Igual” integra as ações na área da deficiência e da não discriminação. Este ano e com vista à implementação do projeto vencedor da 3.ª edição do Orçamento Participativo Jovem – “Mãos que falam”, das proponentes Bárbara Pereira e Sara Dias, no Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, 15 de novembro, será apresentado aos alunos do 4.º ano do ensino público e privado e das unidades de multideficiência o musical infantil a “Fada Juju e a Escola Mágica”. O principal objetivo desta iniciativa é ajudar crianças a derrubar barreiras, medos e preconceitos, bem como a encarar a diferença com naturalidade, em especial das pessoas com deficiência auditiva.

A este nível realce para o Encontro Nacional FENACERCI que se realizará em Amarante nos dias 14, 15 e 16 de novembro.

No âmbito das ações de promoção da saúde será realizada, em parceria com a Associação ATHOS, a terceira edição da Feira da Saúde, nos dias 24 e 25 de novembro e será ainda assinalado o Dia Internacional da Prematuridade, 17 de novembro, com a iluminação dos edifícios públicos a cor roxa.

De forma a assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, 25 de novembro, serão dinamizadas ações de sensibilização na comunidade, com especial incidência nos jovens, através da dramatização “Não deixes que o silêncio se torne cúmplice da violência”, pela Filandorra, na Casa da Juventude de Amarante, entre os dias 24 e 30 de novembro.

O encerramento desta Campanha tem lugar a 7 de dezembro com as já habituais “Conversas de Igual para Igual”, este ano em torno dos Riscos e Desafios do Envelhecimento, dirigidas a todos os profissionais da área da saúde e da intervenção social.

Em 2018, o Município de Amarante foi distinguido pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género com uma menção honrosa no âmbito do prémio “Viver em Igualdade”.