1 2 4

Sons inesquecíveis...pelo IV ano consecutivo

Iv festival de guitarra 1 350 9999

IV Festival de Guitarra de Amarante estreia obras de jovens compositores portugueses

 

A cidade de Amarante acolhe de 30 de junho a 8 de julho de 2018 o IV Festival/Concurso Internacional de Guitarra. Evento organizado pelo CCA – Centro Cultural Maria Amélia Laranjeira - que conta com o apoio da Câmara Municipal. A imprensa nacional tem dado especial destaque ao Festival que tem também sido muito acarinhado pelos próprios artistas, nacionais e internacionais, que através das redes sociais divulgam o certame! O vencedor do Concurso leva 5 mil euros para casa.

A grande novidade deste ano é o facto de jovens compositores portugueses poderem estrear obras, vendo-as incluídas no repertório que o Guitarrista Pedro Rodrigues vai tocar em Concerto, no IV Festival de Guitarra de Amarante.

“Após o comprovado êxito das primeiras três sessões do Festival / Concurso Internacional de Guitarra de Amarante a IV edição ambiciona prosseguir a senda do sucesso alcançado veiculando, afirmando e reforçando o valor da guitarra clássica não só na comunidade amarantina como também na comunidade guitarrística portuguesa”, sublinha o presidente do CCA, Francisco Laranjeira.

O Município de Amarante apoia o evento desde a primeira edição o que atesta o “alcance e o prestígio de um Festival que é já uma referência além-fronteiras, na medida em que tem a capacidade de atrair artistas de renome mundial, ao mesmo tempo que promove a competitividade entre os concorrentes oriundos de vários destinos”, menciona José Luís Gaspar, Presidente da Câmara.

Ao todo serão cinco os artistas a pisar o palco mas as atenções estão viradas para Marco Tamayo e Gabriel Bianco. Tamayo, guitarrista cubano, com naturalidade austríaca, aclamado como “Rei da Guitarra” pelo jornal italiano L'Stampa em 1999. Vencedor de importantes concursos internacionais, Tamayo tocou com renomadas Orquestras e Maestros, por todo o mundo e é, atualmente, figura proeminente na guitarra clássica. Sobe ao palco a 1 de julho. Gabriel Bianco, reconhecido como um dos melhores guitarristas clássicos da atualidade ganhou o primeiro prémio em alguns dos mais prestigiados concursos internacionais, dos quais se destacam, o Concurso Internacional de Guitarra GFA (São Francisco, EUA, 2008) e o Concurso Internacional de Guitarra, “Hubert Kappel”, de Koblenz (Alemanha, 2007). Está em Amarante para o concerto de encerramento.

Três espetáculos (Marco Tamayo, Pedro Rodrigues e Gabriel Bianco) têm entradas pagas, no valor de 7,5 euros, sendo os restantes de entrada livre. Com início às 22h00.

A 1 de julho arranca o concurso das categorias A,B,C e D e tem lugar a respetiva entrega de prémios. Dias 2, 3 e 4 há masterclasses com Marco Tamayo, Pedro Rodrigues e Gabriel Bianco.

3 e 4 de julho são dias de estágio e de concerto com a orquestra de guitarras dos alunos do CCA e do CMVL - Conservatório de Música do Vale do Sousa, com a direção do conceituado Maestro Augusto Pacheco.

De 30 de junho a 8 de julho, há assim concertos, masterclasses, estágio para alunos e ainda uma conferência com Ramalho de Almeida, subordinada ao tema “1918 – Amarante e o Mundo”.

De Amarante para o mundo, o IV Festival/Concurso de Guitarra de Amarante volta a abrir-se à comunidade. Desta vez, com o concerto do laureado Joaquim Simões, na Igreja do Carmo, na cidade do Porto. É o primeiro português a vencer o Festival Internacional de Guitarra Clássica "Andrés Segovia" e venceu o III Festival Internacional de Guitarra de Amarante. Atua a 6 de julho, a partir das 21h30. A entrada é livre.