1 2 4

Venha passar uma noite diferente...com cultura!

Anta de cha de parada destaque 1080x591 1 350 9999

Município de Baião celebra Noite Europeia dos Museus com visita noturna ao Dolmen de Chã de Parada

 

Trata-se de uma experiência diferente não só por se realizar durante o período noturno, mas também por se recriar uma das técnicas de iluminação pré-histórica ao se elaborar um archote recorrendo ao tutano de vaca. E é com o jogo de luz e sombra provocado pelo manuseamento do archote que o visitante poderá observar com outro destaque as gravuras que ainda hoje são visíveis em alguns dos esteios que integram a câmara megalítica deste dólmen de corredor, construído em meados do IV milénio A.C..

A 18 de maio celebra-se o Dia Internacional dos Museus e a 19 de maio a Noite Europeia, que foi criada pelo Ministério Francês da Cultura e da Comunicação. Nesta noite os museus de toda a Europa abrem portas e proporcionam aos seus visitantes experiências atrativas fora da oferta habitual.

O Dia Internacional dos Museus e a Noite Europeia dos Museus têm como grande objetivo envolver novos públicos e aprofundar a ligação dos mesmos com as coleções presentes nos Museus, bem como dar conhecimento da importância da salvaguarda e valorização do património cultural.

O evento é de inscrição gratuita, mas obrigatória, e tem início às 21h30 no Museu Municipal, partindo-se, posteriormente, para a visita ao monumento situado na Serra da Aboboreira.

As inscrições devem ser efetuadas junto do Museu Municipal de Baião, através dos telefones 255 540550 / 93 9994090 ou do e-mail museu@cm-baiao.pt.