1 2 4

Amarante recebe Fundador da Cátedra de Juventude, Educação e Sociedade da UNESCO para Palestra

Cartaz palestra amarante 2019 1 350 9999

 

É já hoje, 18 de julho, pelas 18h00, terá lugar na Casa das Artes – Centro Cultural de Amarante, a palestra “Juventude, Educação e Sociedade no Século XXI”, que terá como principal orador o Fundador da Cátedra de Juventude, Educação e Sociedade da UNESCO, Cândido Alberto da Costa Gomes. Trata-se de uma iniciativa promovida pelo Município de Amarante em parceria com o Instituto de Estudos Superiores de Fafe (IESFafe).

A abertura da palestra será realizada pelo Presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar e pelo Presidente do IESFafe, Enrique Vázquez-Justo, contando ainda com a intervenção de Dulce Noronha e Sousa, CEO do IESFafe. Os alunos do Centro Cultural de Amarante irão, também, participar na palestra com um momento musical.

Quais os desafios da Cátedra de Juventude, Educação e Sociedade da UNESCO; a crise demográfica na Europa; o direito da juventude a um lugar ao sol e o papel da infância na superação da pobreza são alguns dos tópicos em análise. Nesta sessão será anunciado formalmente o IESFafe como núcleo do RIEC – Red Internacional de Escuelas Creativas, cuja assinatura remonta a 5 de julho do presente ano.
De referir que a Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade, criada em 2007 pela Universidade Católica de Brasília e aprovada pela UNESCO em 2008, foi inaugurada em 14 de agosto de 2008 e constitui o nó central da rede de Observatórios de Violências nas Escolas, uma rede internacional de investigação, ensino e extensão a respeito de um tema chave das sociedades no mundo: a juventude (ou juventudes, variando conforme a classe e circunstâncias sociais).

Breve nota biográfica sobre o Fundador da Cátedra de Juventude, Educação e Sociedade da UNESCO, Professor Doutor Cândido Alberto da Costa Gomes:


• Nasceu no Rio de Janeiro em 1946.
• É licenciado em Ciências Sociais e aos 37 anos obteve o doutoramento em Educação pela Universidade da Califórnia - Los Angeles.
• Foi Assessor Legislativo do Senado Federal e da Assembleia Constituinte;
• Professor do Ensino Superior desde 1971
• Professor do Ensino Superior em Portugal nos últimos anos;
• Fundador e Catedrático Honorário da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade