1 2 4

Instituto Politécnico do Porto vai lecionar em Baião

Hotelaria destaque baiao2019 1 350 9999

 

O Turismo não para de crescer em Baião e a formação de profissionais qualificados é uma necessidade. Por isso mesmo, a Câmara Municipal de Baião, em parceria com o Instituto Politécnico do Porto, o Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil e a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS), enveredou esforços para trazer para o concelho o Curso Técnico Superior Profissional em Operações Hoteleiras.

O curso, lecionado pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo, do Instituto Politécnico do Porto, vai arrancar em Baião no próximo ano letivo e as inscrições já se encontram abertas.

Os cursos técnicos superiores profissionais são uma nova oferta de cursos superiores, com a duração de 2 anos. A sua conclusão confere um Diploma de Técnico Superior Profissional, com qualificação de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações, possibilitando ainda a candidatura a licenciaturas - neste caso do Instituto Politécnico do Porto - com dispensa das provas de ingresso e creditação parcial da formação realizada.

Podem candidatar-se os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente; os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa; os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.

O Curso Técnico Superior Profissional em Operações Hoteleiras visa conferir qualificação superior profissional preparando os alunos para planear , gerir e coordenar o departamento de alojamento, organizar, gerir e supervisionar equipas de trabalho, elaborar programas de ocupação do alojamento, gerir e executar operações de produção e serviço do departamento de comidas e bebidas e planear estratégias de marketing para a gestão dos diferentes canais de venda e perfis de clientes.

As saídas profissionais do curso abarcam um conjunto de profissões ligadas ao turismo: rececionista, chefe de receção, diretor de alojamento, governante geral, governante de andares, empregado (a) de andares ou empregado (a) de lavandaria/rouparia.

O curso, em regime diurno, arranca em setembro nas instalações da Escola Secundária de Baião e está sujeito ao pagamento de propinas podendo os alunos candidatar-se a uma bolsa de estudo. As inscrições devem ser efetuadas na Câmara Municipal de Baião até ao final de maio, junto do setor do Emprego, Formação e Qualificação Profissional. Mais informações podem ser obtidas através dos e-mails susana.monteiro@cm-baiao.pt/gip.campelo@cm-baiao.pt.