1 2 4

Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa escolhida para ser anfitriã do III Encontro de Investidores da Diáspora

Cim diaspora 1 350 9999

Iniciativa decorre de 13 a 15 de dezembro e trará ao território vários membros do governo.

 

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) vai organizar, em parceria com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, através da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, o Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora e a Câmara Municipal de Penafiel, o III Encontro de Investidores da Diáspora. O Encontro terá lugar no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel, de 13 a 15 de dezembro de 2018.

A apresentação da iniciativa decorreu no último dia 25 de outubro, pelas 11h00, na sede da CIM do Tâmega e Sousa, onde foi firmado um protocolo de colaboração entre o Ministério dos Negócios Estrangeiros e a CIM do Tâmega e Sousa.

A par da assinatura do referido protocolo, foi realizada uma conferência de imprensa, onde se anunciou o programa do III Encontro de Investidores da Diáspora.

A conferência de imprensa contou com as intervenções do secretário de estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, do presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Tâmega e Sousa, Armando Mourisco, do presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, e da Coordenadora do Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora, Luísa Pais Lowe.

A autarquia baionense foi representada na assinatura do protocolo e na conferência por José Pinho Silva, vice-presidente da Câmara Municipal.

Trata-se de um encontro entre investidores da Diáspora, prática que já se tem vindo a realizar desde 2016. A primeira deu-se em Sintra.

A intenção destes encontros é fornecer aos empresários portugueses no estrangeiro o acesso a informação em áreas-chave sobre as políticas públicas em Portugal, nomeadamente no plano dos mecanismos institucionais de apoio ao investimento, por via da presença de membros do Governo de Portugal e de responsáveis de entidades públicas em diferentes domínios.

Têm ainda como objetivo facilitar o estabelecimento de redes de contacto entre empresários, tanto estrangeiros, como portugueses. Com isso, esperam encontrar oportunidades de negócios e/ou parcerias. Neste III Encontro de Investidores da Diáspora, a organização espera que este seja o palco para se criar o diálogo, o debate, a partilha de experiências e de boas práticas, bem como o esclarecimento de dúvidas em tempo real.

A organização do III Encontro de Investidores da Diáspora insere-se na Operação “Tâmega e Sousa – Qualify and Brand On”, liderada pela CIM do Tâmega e Sousa, em parceria com o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto, e cofinanciada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. A organização é da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, através do Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora, e da CIM do Tâmega e Sousa, em parceria com a Câmara Municipal de Penafiel.

Informações Gerais e atualizações do programa https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/gabinetede-apoio-ao-investidor-da-diaspora-gaid .