1 2 4

Municípios do Baixo Tâmega irão realizar fogo controlado na Serra da Aboboreira

08 de Fevereiro de 2018
Fogo controlado baiao 1080x595 1 350 9999

Por forma a prevenir a ocorrência de grandes incêndios ou evitar a sua progressão possibilitando um combate mais seguro e eficaz e, a jusante, proteger os aglomerados populacionais, dentro dos próximos dias, e desde que as condições meteorológicas o permitam, vai ser realizada na Serra da Aboboreira uma ação de gestão de combustível através do uso da técnica de fogo controlado, devidamente autorizada e supervisionada por técnicos credenciados.

 

O Município de Baião vai realizar, na Serra da Aboboreira, uma ação de gestão de combustível através do uso da técnica de fogo controlado, em parceria com os Municípios do Marco de Canaveses e Amarante e com a Associação Florestal de entre Douro e Tâmega.

Prevenir a ocorrência de grandes incêndios ou evitar a sua progressão possibilitando um combate mais seguro e eficaz e, a jusante, proteger os aglomerados populacionais são os objectivos principais do Plano Intermunicipal de Fogo Controlado para a Serra da Aboboreira.

Numa primeira fase esta ação vai realizar-se na freguesia de Loivos do Monte e na União de freguesias de Campelo e Ovil.

Numa segunda fase este tipo de ações de Gestão de Combustível Florestal contemplará as Serras do Marão e do Castelo de Matos.

Esta medida vem dar cumprimento à execução de parte da Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustíveis, definida a nível Nacional, e do Plano Intermunicipal de Fogo Controlado para a Serra da Aboboreira, aprovado pela Comissão de Defesa da Floresta de Baião em 16 de maio de 2017.

A ação só será executada desde que as condições de humidade do ar e dos combustíveis, de temperatura e de vento o permitam e terá acompanhamento de técnicos credenciados para o efeito pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

Para mais informações contacte o Gabinete Florestal de Baião pelo e-mail gtf@cm-baiao.pt ou pelos contactos telefónicos 255 540 500, 939 994 094 ou 939 998 039.